quarta-feira, 14 de maio de 2014

Não reclamarás!

Nos últimos dias recebi algumas mensagens de histórias bem punk.
A que mais me chamou atenção foi a do Rafael que teve que aprender do pior jeito como cuidar da sua pequena de 2 anos. A mulher dele se foi há 6 meses num acidente de carro.

Eu não consigo imaginar o que é isso. Não conheço o Rafael ou sua família. Não sei exatamente o que ele passou e uma coisa que me impressionou muito é que a mensagem dele não tem uma linha de reclamação. Apenas me parabeniza, resume sua história, comemora o aprendizado diário e me oferece ajuda pra divulgar a causa. Sim, ajuda. Se eu tivesse perdido minha Elaine há 6 meses eu com certeza estaria pedindo ajuda e não oferecendo. Grande cara.

Não reclamar.

Preciso ensinar isso pro Pedro.
Mais um desafio de criação escrito na pedra que mantenho aqui do lado do berço com as metas para os próximos 50 anos.

Não reclamar é arte.

Você acaba de deitar pela oitava vez e o nenê chora;

Faz 5 dias que não faz sol e o pingo de feijão encontra a última roupa limpa/seca do nenê;

Vc não está aguentando nem consigo e a praguinha abre um berreiro descomunal se não estiver no seu colo;

Vc tenta passar na porta do banco 74 vezes e depois de deixar carteira, celular, bolsa, relógio, revolver, cinto de castidade, oculos e capacete precisa explicar pro idoso todo prestativo organizando a fila preferencial que vc tem uma criança de colo e a fila não é dele

São testes. Só podem ser. Temos que pensar que estamos sendo testados e que ficamos um pouco melhores cada vez que deixamos de ralhar vida afora.

Não-reclamamadores tem uma força diferente. Eu tinha uma vó que jamais reclamava. Tenho um pai que nunca reclama e a maioria das pessoas com quem eu aprendi coisas pra toda a vida não reclamavam. Todos eram observadores e falavam pouco.
Tinham memória curta o suficiente pra não guardar rancores e longa o suficiente para passarem experiencias profundas em poucas palavras.

Gente assim é grande. Quem dera criar filhos com essa percepção.
Filhos que vão mexer no cachorro se o video-game queimar, que vão brincar de fantasma se a luz acabar, que vão partir a pé se o pneu furar. Quem dera conseguir criar filhos que conheçam tudo que é bom mas saibam viver com o mínimo. Que bom se puder fazê-los ver que é possível dar a volta nas perdas e ainda oferecer ajuda, como o Rafael.

E se não conseguir? Bom... se não conseguir vou tentar não reclamar.


Foto: Carlos Aliperte

7 comentários:

  1. Oi Flávio
    No final das contas, todo esse lance de reclamar vem a reboque da cultura individualista que a gente vive: você merece o melhor, se não estiver caindo tudo de bom na sua mão, reclame! Tem a ver também com esse lance de acreditarmos piamente de que nosso esforço tem que ser recompensado sempre. Para tudo existe um manual - o qual você vai seguir - e se não funcionar pá: bote a boca no mundo! Mas filhos não funcionam assim, a vida não funciona assim. Entendo a sua admiração pelo Rafael - tenho uma amiga de coração que me serve de exemplo por isso também... ela está olhando para frente, agradecendo, mesmo quando leva umas cacetadas. É a vida, e fica bem mais fácil quando aprendemos a lidar com as diversas situações dela sem muito drama. Ah, se você aprender como, passe a receita aqui (eu infelizmente tô no time oposto, aquele do pessoal que adora reclamar).
    Abraço para família!

    ResponderExcluir
  2. :) Rafael é um cara incrível mesmo Flavio. A Tati tbm era. Aliás que casal iluminado. Mais repare a grande força dele vem de um suporte muito maior que todos deveriam ter e que MUITOS esquecer que é Deus. Claro Deus não queria que nada disso acontecesse...CLARO QUE NÃO! Mais é ele que fica ao seu lado pra te ajudar a suportar! :)
    Fiquei muito feliz com esse post.
    abraços pra vcs! E um cheiro no Pedro!

    ResponderExcluir
  3. Excelente!!

    Se é difícil ser assim, imagina criar nossos filhos assim...!
    É um ótimo desafio e objetivo pra se ter na vida! Pela gente e pelos nossos filhos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávio, achei muito interessante sua colocação e sua visão de como quer criar seu filho. Eu também quero conseguir criar o meu filho da melhor maneira possível, e se não conseguir pelo menos tentei.
    Eu encontrei o seu blog há algumas semanas, quando o meu filho nasceu e eu estava procurando outros pais contando suas histórias. Tenho gostado muito do que vocês escreve e também aprendido algumas coisas, apesar de não estar na mesma situação que você - eu continuo trabalhando no turno "normal" =]
    Também venho escrevendo algumas coisas sobre a minha (pouca) experiência como pai, caso tenha curiosidade em dar uma olhada.
    http://virandopai.blogspot.com.br/

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite a todos... Primeiramente obrigado Flavio, espero com a minha historia poder ajudar outros pais a passar pelas lutas... sem lutas não existem vitórias... sou da visão de que se o problema existe vamos enfrenta-lo, pois reclamar não resolve nada... no nosso caso, reclamar não iria trazer minha esposa e nem a mãe da Raisa de volta... aceitei minha realidade, entender é um pouco mais dificil, mas aceitei que fiquei viúvo aos 30 anos e com um filha de 2 anos e 4 meses para cuidar, a partir dessa aceitação as decisões se tornam mais fáceis e acertadas e muita oração, Deus não nos deixou só em nenhum momento, o segredo de toda superação perante as lutas é ele, a força vem dele.

    Flavio você me inspirou e abracei a causa

    Conheçam
    www.diariodaraisinha.blogspot.com.br

    Gostaria de agradecer também a Thabata que comentou acima, ela que me apresentou seu blog e me incentivou a relatar minhas aventuras com minha guerreirinha.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo! Muito sucesso no novo blog. Vamos aumentando a comunidade, trocando figurinhas e inspirando pais melhores. Brande abraço.

      Excluir
  6. Mais uma vez Flávio parabéns pela sua visão de como querer criar seu filho. Pessoas assim são mais felizes. Desejo que vc consiga e tenho certeza que o Pedro vai ficar muito orgulhoso de você e da Elaine quando puder entender a história dele.

    ResponderExcluir