segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A mãe-verdade

Eu nunca fui muito de garimpar internet a procura de informações sobre criação de filhos.
Pra ser bem honesto o assunto me cansa um pouco. Tá, sei que é esquisito ler isso num blog de paternidade. É que quando vc passa dos 30 parece que as pessoas em volta não sabem falar de outra coisa e eu acho meio cansativo mesmo.

Nesses meses de Pedro e de blog passei a ter contato com esse mundo e descobri no reino internético uma espécie cada vez mais comum: a "mãe empodeirada".

Eu nunca tinha ouvido esse termo antes, mas pelo que eu entendi se refere aquela mãe que se informa, pesquisa, tira suas conclusões e não vai em conversa de pediatra, sogra ou o diabo que for. Ela comanda, ela sabe tudo que é bom pra sua cria e está sempre por dentro das maiores descobertas sobre o que se passa com os bebês desde a época que ainda são fetos.

Bravo!

As bandeiras comuns a essas mães:
  •  Parto natural
  • Amamentação
  • Criação por apego (colo e peito sempre)
Legal né? Bem legal. Também acho. Esses assuntos são polêmicos e não interessa agora minha opinião sobre eles. O blog tem bastante material pra quem estiver curioso sobre meus achismos.

O que eu não acho legal é o comportamento de boa parte dessas mães frente a quem discorda delas. Para não fazer generalizações injustas vou batizar esse subgrupo de mãe-verdade. A internet é cheia delas.

Alguns fatos sobre as mães-verdade:

Uma mãe-verdade não tem opiniões. Ela tem verdades (daí o termo que acabei de inventar). Ela tem uma certeza tão absoluta que essas coisas são o certo que qualquer pessoa que discorde é um desinformado, antiquado, iludido, viciado pela sociedade e mais um monte de bobagens uma que ouvi outro dia:

"Só podia ser um homem. Homem não ama os filhos incondicionalmente."
Quanto amor nessa pessoa né? Um modelo.

Uma mãe-verdade não admite que uma mulher marque uma cesárea. Se ela faz isso, coitada. Está sendo enganada por alguém. Por um médico mercenário. Uma mãe arcaica. Um marido idiota.

Uma mãe-verdade quase chama a polícia quando vê uma lata de NaN pois apenas criminosos não deixam suas crias beberem da super-fonte-mais-rica-e-sagrada-do-mundo-como-os-bichos-fazem que é o seio da mãe. Não existe não ter leite, não existe exceção, não existe criança com fome, não existe nada. Só existe o leite materno. O resto é preguiça e desinformação.

Uma mãe-verdade acha que tem o direito de ser grosseira com qualquer um que se aproxime quando ela está amamentando e pergunte se ela quer ir a um lugar mais reservado. Afinal não há nenhuma chance daquela pessoa estar apenas sendo gentil e oferecendo um lugar mais confortável. É certo que é um idiota preconceituoso e tarado.

Uma mãe-verdade sente pena de qualquer um que escolha deixar seu filho chorar um pouco ao invés de dar logo colo. Afinal essa pessoa é muito desinformada e não está a par de todos os estudos que comprovam que as crianças sentem nisso um abandono terrível (já cansei de pedir pra me mandarem um estudo desses, mas em geral me ignoram ou xingam e não mandam nada).

Uma mãe-verdade é bem informada. Verdade. Mas ela não respeita a informação dos outros. Ela é cega no que acha que sabe e rejeita qualquer possibilidade de mudar de idéia a menos que a idéia nova venha do grupo de mães-verdade que ela segue.


Meu amigo Igor, pai de 2 filhos, sabiamente disse sobre criá-los:

"Certo é o que vc acha certo".

A frase é meio perigosa mas carrega muita sabedoria. Não significa que vc vai baixar a cabeça como um burro brabo e sair fazendo coisas sem se informar. Significa sim que cada um tem direito de buscar informação e aplicar como lhe convém sem nenhum militante maluco ficar enchendo o saco.

Todo mundo pode defender o que quiser e até oferecer orientação quando couber. Só que ninguém precisa de um guarda de trânsito de maternidade apitando no ouvido quando uma decisão vai contra aqueles milhares de estudos que eu nunca vi.

Lembrar sempre:
UMA boca
DOIS ouvidos


8 comentários:

  1. Olá Flávio

    sabe, eu sou uma dessas que defende não o parto natural, mas o direito de tê-lo se for do desejo da mulher, assim como o direito de amamentar já que por qualquer razão, qualquer razão mesmo, somos desestimuladas a fazer-lo. E sempre que posso dou o colo quando minha pequena chora e o peito quando ela quer. Mas, acima de tudo sou a favor de que quando necessário abandonemos as teorias e ouçamos apenas nossos corações, afinal de contas filho é gente, e gente é sempre impar não é mesmo? A teoria é necessária, ajuda pra caramba, mas olhar cada um como único é fundamental. Abraços da mãe que defende o parto natural, a amamentação, a criação com apego mas que não se considera uma mãe verdade. (Será que sou?)

    ResponderExcluir
  2. Ops, acho que sou uma mãe-verdade, hehehe.
    Mas juro que tô tentando me policiar, porque acho que às vezes sou muito mala, fato! Mãe precisa de informacão, mas precisa muito mais de apoio e compreensão, porque vida de mãe não é mole, não.
    E nem de pai, né Flávio? Principalmente para pais participativos e que são vistos sempre como "apenas" coadjuvantes/ajudantes. Deve dar raiva...

    ResponderExcluir
  3. Ah, olha uns "estudos" sobre deixar o bebê chorar.
    http://www.psychologytoday.com/blog/moral-landscapes/201112/dangers-crying-it-out
    http://www.askdrsears.com/topics/health-concerns/fussy-baby/science-says-excessive-crying-could-be-harmful

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo o que disse. Eu fui nascido de cesárea, criado na loucura e to vivo

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez em 6 meses (idade do meu filho) que eu concordo tanto com um texto sobre maternidade/paternidade. Genial!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ver a visão de um pai sobre isso, adorei!
    Realmente é uma realidade, infelizmente!
    Uma coisa que aprendi com a maternidade foi aprender a NÃO julgar, a gente já tem pressão suficiente nessa fase para administrar e não quero ser uma mãe perfeita, quero ser a melhor mãe que eu posso ser, sem radicalismos!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. Ai, que bom ver que ainda tem gente com bom senso nesse mundo! Também estou cansada do blá blá blá patético de mães-verdade, até pq já vi na prática vários péssimos resultados desse tipo de criação, então não venham me encher com discursos prontos sobre o que é melhor pros meus filhos....

    ResponderExcluir
  8. As mães verdades só estão ai pra provar que nao existe tanta verdade assim. Veja bem, sou mãe de gêmeos de 5 meses. Se choram juntos, nao tenho dois colos então teoria do apego ja era. Não tenho 4 peitos, então teoria da amamentaçao virou fumaça. Tive parto cesarea, pq se fosse normal ou natural ou animal, os meninos nao sobreviveriam. E por fim, um dos meus bebês sempre chora durante mais tempo, pois está esperando com que eu termine o que estiver fazendo com o outro! E vejam só: tenho meninos saudáveis, alegres, sociais e porque não, pacientes!
    Parafraseando seu amigo, a verdade é que cada um tem a sua verdade. Só acho que o google tem que deixar de ser o guru da medicina moderna e as pessoas deviam levar a vida mais leve.

    ResponderExcluir