quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ah, mas EU...

Uma vez vi em algum lugar que as pessoas tinham que parar de fazer curso de oratória. Todo o esforço pra se falar com técnica e desprendimento deveria ser substituído pela arte de calar a boca.

Basicamente um curso de "escutatória".

Um negócio que me enche muito o saco é que na maioria das rodas de conversa ninguém ouve ninguém. Todo mundo só espera a sua vez pra contar sua história, esta não desperta nenhum interesse, a próxima pessoa conta e assim ciclicamente.

Depois que virei pai, vi esse comportamento multiplicado por mil. Se as pessoas em geral só sabem falar de si, haja saco pras que tem filho pequeno. Todo mundo louco pra contar uma história que ninguém quer saber.

Tenho quase certeza que vc pensou "NOSSA! ODEIO ISSO! VERDADE!" e já lembrou de alguém que vc conhece que faz muito isso. Se estivéssemos falando pessoalmente vc já ia contar sobre essa pessoa chata e...

BÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ - Surpresa! Vc tb gosta de falar de si e contar sua história urgente.

Precisamos reaprender a conversar. É urgente conseguir se interessar pelo que o outro está falando. Entendo que as vezes é osso, tem gente que só sabe falar de cocô, mas é melhor sair da roda que ficar ignorando o que o outro diz e lançando papos interessantíssimos (só pra vc). Ninguém está ouvindo.

Pergunte, comente, critique, sugira mas dê um pouco de valor a escutatória. Gaste o assunto dos outros antes de entrar no seu pelamordedeus. Tentemos nos esforçar pra transformar essa roda chata de pais e mães em modo-monólogo em algo agradável ou criaremos um bando de filhos pé-no-saco que não sabem ouvir.

Pra ajudar, eis aqui um sintoma importante: se depois da fala de uma pessoa a sua primeira frase contém "eu", "meu","nós","nosso","o fulano (seu filho, etc,...)", "lá em casa" ou qualquer outro termo que remeta a SEUS assuntos, desculpe, mas deve ser chato demais falar com você.


BÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ




Um comentário:

  1. ahahahaha.. nenhum comentário nesse post, então EU vou comentar.
    Por coincidência estava reparando nisso nesses últimos tempos.. Faço muito isso mas já tava criando a consciência que tinha que mudar, pensando em como deve ser chato conversar comigo kkk ok, vou me policiar mais :)
    Beijos pra vocês.

    ResponderExcluir