quinta-feira, 12 de maio de 2016

O que as mulheres tem na cabeça

Voltei. Não sei até quando, mas voltei.
Acho que esse foi o sumiço mais longo de todos e hoje quero comentar sobre ele. Mais uma vez, eu não morri, não esqueci de vocês e não deixei o Pedro pra adoção. Não. Estamos todos aqui.

Ao atravessar uma sequência incrível de doenças do Pedro, turno de trabalho absurdo, frustração e uma idéia por dia na cabeça, mandei meu último emprego a merda e resolvi empreender.

Abri uma empresa e ontem lancei o bendito produto.

Na jornada de 8 meses de lá até cá, apanhei um bocado de todos os lados e refleti um tanto sobre... adivinha? Nossas mulheres. Não as de agora, mas as do passado.

Eu sou de exatas, sou da computação e apesar do primeiro programador de computadores da história ter sido na verdade uma programadora chamada Ada Lovelace, não temos muitas mulheres na história da ciência, dos Nobel, das grandes descobertas.

Até os últimos tempos eu meio que acreditava no papo do clubinho machista que não deixa ninguém entrar e não gosta das meninas se destacando, mas hoje eu vejo a coisa diferente.

A maior crueldade do empreendedorismo é que ele é solitário e egoísta. Por mais que vc tenha a mesma sorte que eu de ter quem segure todas as pontas pra vc ir adiante, inovar te cobra a posição número 1 na sua vida.

E o que isso tem a ver com as mulheres do passado?

Tem a ver que hoje eu sei que por mais que tentassem, por mais que se interessassem e quisessem quebrar paradigmas elas tinham que parar uma leitura pra panela não queimar, tinham que pensar na roupa suja antes de observar os astros, tinham ali 1 ou 2 horas de sossego no máximo antes de deixar tudo pronto pro cara chegar da roça imundo e faminto esperando ser cuidado.

Graças a minha Elaine, as únicas coisas que faço hoje são cozinhar e buscar o Pedro na escola. Ela aceitou ficar com todo o resto pra eu poder me dedicar ao que sempre sonhei.
Mesmo assim, empreender pede mais. O empreendedorismo te quer todo e se uma frigideira atravessa o caminho vc perdeu. Vc não focou, vc não soube que tinha um evento hoje, você não teve sua cabeça suficientemente ocupada de idéias conectadas porque o bife precisava ser fritado.

Isso acarreta um supermercado, uma louça, um pano no chão e lá se foram as horas que vc podia ter tido aquele [clic] abençoado.

Hoje acho que a falta de mulheres nas grandes descobertas não é por injustiça da academia, mas porque nossa história nunca as deixou livres o suficientes para pensarem e descobrirem coisas. Nunca as deixamos em paz pra eleger o numero um que quisessem em suas cabeças.

Me ocorre quantas grandes idéias nunca nasceram porque o chão sujo surrupiou a mente delas por tempo demais.

Desculpa mãe, vó, tia,...


Ada Lovelace

Obs: Se alguém tiver curiosidade sobre meu novo negócio, é basicamente uma rede endereços de entrega pra quem costuma comprar online mas não fica em casa pra receber encomendas.
Quem fica bastante tempo em casa pode se registrar como ponto de entrega e ser pago por pacote recebido. Para me apoiar nessa ou se informar melhor, curta nossa página e pergunte o que quiser.

5 comentários:

  1. Demais o texto e demais sua ideia, genial mesmo! Quando eu morava com meus pais, costumava escrever contos e poesia, e era interessante : minha mãe lia a minha expressão de quem estava tendo uma ideia pra escrever, e me mandava deixar a louça que eu estava lavando e ir lá antes que eu me esquecesse :) Uma pena que hoje a louça, o chão e a roupa suja exijam uma parte enorme do meu tempo! Espero que um cara criativo como você invente uma casa auto-limpante que nos permita ter mais ideias boas:p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Sua mãe tinha muita sabedoria. Limpar casa demais é esvaziar a cabeça e deixar a besteirada entrar.
      Sobre a rotina atual, que tal concentrar tudo em 2 dias da semana por exemplo? Dá?

      Excluir
  2. Muito bem observado... Se não me engano, Ada Lovelace, era nobre, portanto, acredito que tinha bastante tempo pra pensar em matemática e não em louca pra lavar :)

    ResponderExcluir
  3. Como sempre amei seu texto. Não precisa se desculpar, vc tem toda razão, pelos serviços domesticos e outras "cositas mas", muitas vezes o "clic" de uma ideia brilhante que poderia se tornar sucesso, era necessário esquecer e deixar pra lá.Mas é gratificante ver, como as mulheres de hoje, se realizam, comandam,segura as pontas e colaboram muito para que seus maridos realizem seus sonhos.Parabéns pelo texto e também para Elaine.Amo vcs.

    ResponderExcluir
  4. Que idéia genial! Muito genial! Sempre tive problemas com entregas por causa do trabalho. Vou divulgar, com certeza!

    ResponderExcluir