terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Pedro Poliglota

Entre aquelas promessas de fim de ano que a gente nunca cumpre, sempre tem uma que insiste em ficar la ano após ano. A minha é "este ano vou aprender a falar espanhol". Já comecei uns 3 cursos diferentes e sempre acaba o tempo, o dinheiro ou a paciência pro gu-gu-da-dá gramatical das escolas.

No começo do ano passei uma situação no trabalho dessas que dá preguiça de continuar vivendo: numa reunião por telefone precisávamos negociar com argentinos. Tudo pronto pro o início e... descobrimos que aqueles hermanos não falavam inglês. Atuavam apenas no âmbito local e por isso só falavam espanhol.
Deu-se então um samba do crioulo doido no telefone: nós falando português devagar aqui, eles falando espanhol devagar lá. Uns 60% de entendimento de parte a parte. "Ah, mas espanhol é fácil de entender". De fato. Um cardápio, um horário de voô, informação de como chegar... Mas vai falar de negócios!
Foi quando a promessa 2014 surgiu. DESTE ANO NÃO PASSA!

Me matriculei numa aula particular. Uma senhora que mora no meu bairro dá esse tipo de curso pago por hora. Sai meio caro mas vc não precisa passar por aquele jogral de adolescentes dizendo "a-no-so-tros-nos-gus-ta" como gostam as franquias de idioma com suas dezenas de livros e níveis.

Com a troca do meu turno de trabalho, troquei também as aulas de espanhol. Tudo redondo. Termina o espanhol começa o trabalho. Fácil. E lá veio de novo a maldição do Fácil. Minha doce Elaine me pergunta certa de que eu tinha um plano:

- Como vc vai fazer com o Pedro?

Pedro?... PEDRO?! Que Pedro???... PUTA MERDA! O PEDRO!!!!!! Tinha reorganizado meus horários e só esqueci do pequeno detalhe: o porquê de ter feito isso.

O primeiro pensamento foi que não ia dar. Lá se ia meu espanhol de novo. Só que quando nosso bacuri deu as caras a gente fez um pacto aqui em casa: a vida vai mudar mas não vai acabar. A paternidade não pode nos fazer desistir de nada sem tentar. Só vamos largar o que der errado, mas pra dar errado tem que fazer pelo menos uma vez.

clap, clap, clap. Muito bonito. Super motivador, sabidão. E o que vc vai fazer com o guri mesmo?
Levar comigo, oras! Minha mãe me levava pra assistir aulas de Propedêutica quando ela fazia magistério. Eu ainda não sei o que é Propedêutica, mas acho o nome legal até hoje. Por que não levar o Pedro no espanhol?

E esse dia foi hoje. Sabotei a mala de Tigre que a Elaine tanto gosta e enfiei os itens essenciais numa mochila de macho! Tigrinho o caramba, rapá! Aqui é PAI!

Um bolso pras coisas de nenê, outro pro material e tá Fác... UÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
 UÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
UÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
UÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

... e a hora do espanhol bateu com a hora de mamar. 10 minutos pra começar a aula e um moleque desesperado por seu rango. Iniciei o ritual relâmpago da mamadeira e a idéia da derrota não saia da cabeça

- Largue o espanhol
- Largue o espanhol
- Largue o espanhol
- Largue o espanhol

NÃO!

Preparei a mamadeira, tampei e enfiei na mochila. Carrinho em movimento, nenê calado. UFA.

- ¡Buenas Tardes! Esse é o Pedro. Ele veio participar.
- ¡Ah, que rico!
- Preciso dar mamadeira antes
- Hein?
- Mamadeira. Ele precisa comer.
- Ah sim, fique a vontade.

E como sempre, mamou e dormiu me deixando estudar tranquilo. O baixinho é fera.

Na volta início do turno da noite e outro episódio importante na vida dele: a introdução das frutas! Uma colher de chá com mamão amassado dançou na boca dele por uns 40 minutos. Tentou, tentou e  caiu de cansaço.

Interessante acompanhar como, pra ele, o básico da sobrevivência ainda é mais difícil que falar "Si seis sierras sierran
seis cigarros sosos
seiscientas seis sierras sierran
seiscientos seis cigarros sosos".

4 comentários:

  1. Propedêutica: conhecimentos básicos sobre um determinado assunto ;)

    ResponderExcluir
  2. Poxa vc é um ótimo escritor eu leio todas as suas postagem vc esta de parabéns

    ResponderExcluir
  3. A parte mais importante do post foi o comentário logo acima... agora eu também sei o que é propedêutica.. kkkkk... Vai com fé, Marim... a Alice já foi muito comigo para as aulas de inglês... Daqui a pouco, você vai fazer suas práticas enquanto a professora dá a mamadeira... hahahaha Abração!

    ResponderExcluir