quinta-feira, 26 de junho de 2014

Chegou o 71

Apontou o primeiro dente do Pedro. Pra nós mortais é um daqueles do meio, em baixo. Pros odontólogos é o "dente 71". Pro pai aqui é mais um negocinho pra limpar.

Limpar?

Isso. Limpar o dente. Igual escovar, mas como só tem 1 e nem ta todo pra fora uso um pedaço de gase e soro. A nova tarefa me fez lembrar de uma conversa:

- Ta conseguindo escovar os dentes dele?
- Ah, desisti. Dá um trabalhão e vai cair tudo mesmo. Depois cuida dos permanentes.

Antes de casar com uma dentista eu achava que dente de leite era uma porcaria meio sem sentido. Achava até que nem raiz eles tinham e podiam bem não aparecer pra dar menos trabalho. O tal do 71 me deu vontade de falar do que aprendi (felizmente antes da chegada do Pedro) sobre a coisa.

Dente não é osso!
Pois é. Eu achava que dente era feito de osso. Não é. Dente é feito de outras coisas e é preso na boca porque nasce cravado em ossos do nosso crânio.

Dente de leite tem raiz
A gente nunca a ve porque quando o bicho cai sozinho a raiz ja sumiu. Mas ele tem uma raiz cravada no osso como os dentes de adulto.

Dente de leite mal cuidado = prejuizo pra toda a vida
Quando vc ve uma boca cheia de dentes de leite, os permanentes tambem estao la. Escondidos. O crescimento deles se guia pela raiz dos de leite. Se os de leite são mal cuidados eles são guias ruins. Mal guiados, os permanentes são sérios candidatos a nascerem zoados. Olha só como é a boca de uma criança de 11 anos. A boca já está bem formada mas ainda dá pra ver os ultimos permanentes crescendo no rastro dos de leite ali na parte de cima:


Os dentes se movem como um time de futebolSe um dente cai fora do time, os outros cuidam de preencher o espaço dele. Se entortam o quanto for necessário pra isso e se forem de leite ainda abrem caminho pros definitivos a nascerem tortos (lembre-se que funcionam como guias). Tá certo que usar aparelho tá na moda, mas vai passar.

Dor de dente entorta a boca
Qualquer pessoa que tenha um dente doendo vai acabar automaticamente evitando aquela parte da boca na hora de mastigar. A mastigação errada pode causar dores na mandíbula e alterar a mordida.

Em outras palavras: dói tudo e entorta a cara NA HORA!!! Ta bom... essa parte é mentira.

Dente serve pra falar
Boca de criança sem saúde é caminho reto pra vários problemas de dicção. Os fonoaudiólogos agradecem cada dente sujo dos seus pequenos.

Vc fez seu filho bonito, mas isso pode mudar
Dentes mudam o formato do rosto. Nossa fisionomia tem bastante influencia deles. Perder os dentes antes da hora, mesmo os de leite, altera o rosto.
OK, vc pode contar com a sorte, nao escovar os dentes da criança e apostar se a cara dela vai mudar pra melhor, mas não acho boa idéia.


É caótico escovar dente de criança. O Pedro ainda não chegou nessa fase mas eu vejo o arsenal que minha Elaine tem no consultório pra convencer crianças a abrirem a boca. Tem jacaré laranjado, espelho em forma de boca, fantoche de ponta de dedo e um monte de coisas que até eu fico brincando quando vou la.

 Não da pra usar tudo isso em casa cada vez que o filho precisa escovar os dentes, mas algum jeito precisa dar. A limpeza desses carinhas é tão importante quanto... deixa eu ver... quanto a limpeza da bunda. Isso! Caprichem!


Com informações de Elaine V B Marim, CRO/SP 97410 que me fez mudar esse post 74 vezes pra ficar tudo beeeeeeeeeem explicadinho. :-)






2 comentários: