quinta-feira, 27 de março de 2014

Do lar 2

Estava olhando aqui as estatísticas do blog e fiquei muito feliz com o que aconteceu com o último post. O pessoal gostou mesmo dele e a coisa se espalhou de uma forma que eu não esperava. Pelos comentários que li e ouvi, acho que ele lançou uma boa discussão em várias mesas de café da manhã de casais com e sem filhos. Obrigado pessoal.

Mas tem uma coisa que me incomodou um pouco e vou pedir licença no assunto "Pedro" porque acho válido.

Várias mulheres parecem ter encontrado ali o sermão que nunca conseguiram dar em seus pares. Muita gente me elogiou como se eu tivesse nascido "dono de casa" e isso fosse lindo. Nem perto disso.

Entrar na rotina da casa e do bebê leva tempo e custa uma compreesão grandiosa da mulher. E por favor, não peguem no meu pé por supor que é a mulher quem sempre cuida disso. Somos a geração da transição. Entendemos os erros do passado, concordamos que não pode mais ser assim mas ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais. Cabe a nós o esforço de mostrar com exemplos pra geração do Pedro que cuidado, manutenção, limpeza e dinheiro tem que vir dos dois lados. Não vou falar das casas que tem pai e pai ou mãe e mãe. Isso é assunto pra outro blog.

Nosso filho só tem 6 meses, mas já são 5 anos de casamento. Pra pensar como penso hoje fiz um longo estágio de faxina, cuidados, limpezas e outras "coisas de mulher". Não foi nada fácil pra nenhum de nós. Eu odeio limpar, tolero um volume considerável de sujeira e adoro ficar sem fazer absolutamente nada. Então vocês podem imaginar o quanto o chão tremeu por aqui até que eu soubesse realmente participar. Não foi uma nem duas vezes que passamos fim de semana de cara amarrada por causa da maldita divisão de tarefas. Não é só uma questão de distribuir quem faz o que.
O buraco é mais fundo e requer mudança de mentalidade de ambos, quer ver?

Você que foi correndo mostrar pro parceiro o quanto seria legal se ele fizesse isso e aquilo, reflita um pouco sobre qual é a sua parte na revolução do marido. Separei uns pontos que nos ajudaram e podem ajudar vocês:

Fale no assunto
Não adianta ficar suspirando a injustiça do mundo pelos cantos. Fale claramente que precisa dividir sua carga. Não é possível que alguém civilizado não pare pra ouvir e pensar no assunto.


Ele não é seu ajudante
É comum o papo que marido "ajuda" e mais comum ainda mulher ser a dona da limpeza, organização, etc. Enfie na cabeça que as coisas não precisam ser feitas do jeito que vc sabe. Ensine o cara pra começar. Ele provavelmente não sabe fazer nada na casa mas não fique enchendo o saco pra fazer pra sempre do seu jeito. Mostre várias vezes como se faz mas depois que pegar o jeito deixe o barbudo ser feliz. Existem milhões de formas certas de fazer a mesma coisa. Se ele se der bem lavando o banheiro com um extintor e um pouco de pasta de dente, deixa ele. Lembre-se que não são mais SUAS tarefas.

Será que não vê que...
... tem que tirar os lixos?
... nao tem mais roupa na gaveta?
... precisa ir no mercado?
... as plantas estão morrendo?

NÃO! Não vê. Não adianta ficar puta da vida porque seu relaxado é cego. Não fomos educados pra perceber essas coisas e não percebemos mesmo. Não é má vontade, é falta de treinamento. Por isso ao invés de surtar com o relaxo do cara simplesmente peça que seja feito. 10 vezes. 1000 vezes com muita paciência até que vire rotina. Uma hora vai finalmente perceber as coisas que tem que fazer.

Mas ficou uma porcaria isso aqui!
Lembre-se: você está lidando com um iniciante. É como treinar um funcionário novo. Você não vai chegar na sala dele berrando que ele só faz cagada. Tenha paciência e ensine, ensine, ensine até o gajo ter autonomia.

Ele não é seu braço
Não arrume um cachorro que você não de conta, não compre um aquário que você não consegue limpar, não invente uma moda que só você quer mas depende dele pra funcionar. Se vire. A idéia é que ambos saibam tocar 100% da casa. Peça pra ele te ensinar algo que hoje só ele faz (trocar chuveiro? Manutenção do carro?), vai ser bom aprender algo também.

Tempos diferentes
O nosso timing é diferente. Em geral, apreciamos ficar sem fazer nada. Esse negócio de preencher todos os minutos do dia com alguma obrigação definitivamente não é pra nós. Por isso se o parceiro se jogou no sofá antes de lavar a garagem, pode até perguntar quando ele vai fazer mas não fique monitorando cada minuto de ócio.

Pra resumir a história toda, eu sei que não tem muitos homens que ajudam na casa e nem com o bebê. Éé comum as mulheres que leem o blog comentarem com a Elaine sobre como os maridos são folgados e tal. Só que eu percebo que muitas delas são chatas pra ca^%@$# quando o infeliz tenta colocar a mão na massa. Muitas não tem paciência de esperar as coisas darem errado um monte de vezes até rolar a adaptação total e acabam abraçando tudo de novo.

O negócio é todo mundo da casa saber tudo. Tipo uma corrida pra levar um bastão: quando um tropeça e cai, o outro pega e continua. Não adianta reclamar da carga e não conseguir largar o osso.

PS: Eu gostava de lavar o banheiro com mangueira de jardim
PS2: O blog "Casa dos Tiks" citou nosso blog num post deles. Por uma incrivel coincidência, o assunto da postagem de lá, feita hoje, é exatamente o mesmo desta aqui, também de hoje.


20 comentários:

  1. Parabéns Marim outro ótimo post...

    ResponderExcluir
  2. eu já lavei o banheiro com mangueira de jardim e esguicho.... foi bem divertido... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Pronto, não vai mais ser ameaçado de morte pelos amigos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, adoro ler as coisas que vc escreve. São ótimas.

    ResponderExcluir
  5. Você escreve muito bem, de forma engraçada! Parabéns pelo blog e pelas atitudes :)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto. Eu já lavei o banheiro com a Wap. Pego carro na estrada, já instalei chuveiro, já cortei grama, montei armário e abro potes hermeticamente fechados. Só não concordei com uma frase:

    "Cabe a nós o esforço de mostrar com exemplos pra geração do Pedro que cuidado, manutenção, limpeza e dinheiro tem que vir dos dois lados."

    Durante meus 10 anos de casamento, aprendi que as pessoas são diferentes, e por mais que elas se esforcem, algumas coisas não precisam ser divididas no 50% em todas as categorias. Durante uma vida tudo pode oscilar. As tarefas de limpeza, manutenção, e grana podem ser divididas de acordo com o que o casal preferir, com aquilo que cada um faz de melhor, ou não, desde que nenhum lado esteja sobre carregado com a divisão. E se são tarefas que ninguém suporta fazer, então se paga pra um terceiro.

    Mas em relação aos filhos (cães, gatos, e etc) a dedicação e participação tem que vir das duas partes, afinal de contas é um ser individual que precisa ser conquistado e estimulado, não dá pra terceirizar (embora algumas pessoas o façam) e besta do pai ou da mãe que não se dedicar seus 100% e deixar passar esses momentos que nunca mais voltarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Judy. Obrigado pelo comentário. A questão não é dividir sempre, mas estarem preparados para fazê-lo assim que necessário. Por isso a comparação com a corrida de bastão.

      Excluir
  7. Hey Flávio! Vim te parabenizar pelo blog. Conheci hoje por um primo meu que tem gêmeos, e hoje mesmo já li todas as postagens. Não que eu seja casada e tenha filhos (logo isso vai acontecer), esteja desesperada ou algo do tipo. Mas achei muito legal e divertida a forma como você e sua mulher encontraram de lidar e desmitificar muita coisa dessa situação de "temos um bebê, nossa vida, e agora?!"
    Já ganhou uma leitora assídua. Parabéns! E continue escrevendo sobre. :)

    ResponderExcluir
  8. Flávio, é legal percebermos que somos protagonistas da nossa história. E quanto antes fizermos isso, melhor.
    Parabéns pelo blog e pelo cuidado com o Pedro. Tá mandando bem. :-)

    ResponderExcluir
  9. Exatamente Flávio! Quando escutei mães comentando o seu blog e metendo o pau nos maridos na hora me veio a vontade de "dar o mesmo puxão de orelha que eu levei", ás vezes a gente não se dá conta o quanto somos chatas rsrsrs e que cada um tem seu tempo! fiquei feliz com a sincronicidade! :) Beijos na família! Você vai me ver sempre por aqui! :)

    ResponderExcluir
  10. Pessoa inteligente, pensa e age inteligentemente!!! Parabéns!!!!!!"Fã! Fã! Fã! Fã! Fã!..........

    ResponderExcluir
  11. Hahahahaha Rindo muitooooooooooo aqui na minha casa...as 06:45 hs.....Igual ao meu maridooooo...kkkkkkkkkkkkkk
    Já fui muitooooo estressada....acho que melhorei! Afinal, brigando e gritando não ajuda nada. Apenas a ficarmos de mau um com o outro! Parabéns...estou adorando seu diário Flavio. rsrs Bjão

    ResponderExcluir
  12. É que é difícil pros dois lados. O que aprende e o que tem a paciência de ensinar. Meu noivo e eu somos a mesma coisa, mas aqui é o inverso: Ele mora sozinho há muitos anos e tem suas manias e eu sou nova nisso. Ao mesmo tempo, não suporto uma louça suja e sempre lavo tudo. No fim está ele reclamando que eu não faço tal tarefa do jeito dele, e eu reclamando que eu lavo todas as louças. Relacionamento é um trem complicado mesmo, requer muita paciência. Mas vale a pena né ;)

    ResponderExcluir
  13. Gente, tô amando esse blog! Eu e meu marido sempre dividimos as tarefas, desde o primeiro dia. Ele começou fazendo menos, mas hoje a nossa realidade é que ele faz mais do que eu (e admito, muitas vezes faz melhor! ). Já ouvi mil críticas, porque "coitado, homem não serve para essas coisas". Mas aqui funciona assim: ele cuida das nossas orquídeas, e eu instalo os eletrônicos. E viva a divisão de tarefas!

    ResponderExcluir
  14. Olá!Minha norinha sugeriu a leitura do seu blog e cá estou eu,pela terceira vez.Tenho dois filhos .O mais velho é pai de um menino de 6 anos e uma menina de 3( netinhos amadinhos)!Ele tem um estilo de escrever igual ao seu,quando se trata de contar sobre o cotidiano com os filhos.Leve,bem humorado,mas profundo,pra quem sabe ler nas entrelinhas.Falo pra vc o que falo pra ele: o mundo das relações homem-mulher está mudando e pra melhor.Beijim no seu filhinho e na sua esposa.
    ps_ leia o blog: o rato que sai da tv!

    ResponderExcluir
  15. Descobri seu blog agora, primeiro pelo post "A saga do pai presente"; depois li o dos números e, claro, mesmo sem ser mãe ainda, tive que compartilhar no facebook; mas aí, lendo os comentários vejo você falando deste outro post sobre as mulheres e vim ler. Pura verdade!!

    Tanto eu, quanto meu marido, trabalhamos atualmente, principalmente, em casa; mas durante os 2 primeiros anos vivendo juntos, eu trabalhava fora, de segunda a sábado, 6hs ao dia. Nos primeiros 2 meses morando juntos mais ou menos, eu esperava os domingos (que era o dia em que ele trabalhava fora de casa) pra aproveitar e limpar a casa tranquila. Até que um dia eu pensei " você é estúpida? O seu único dia que deveria ser 100% de descanso, vc aproveita pra limpar a casa?". Todo o machismo na divisão de tarefas que eu desde criança prometia que nao haveria quando eu tivesse a minha casa e meu marido, estava ali e por minha própria culpa! Mudei, reclamei (ele concordou porque é verdade que é um bom marido!) e as tarefas começaram a ser divididas na limpeza! Mas confesso que a limpeza do banheiro sempre ficou pra mim porque nunca achei que ele pudesse limpar bem! =( Tentarei mudar isso também e que limpe com mangueira de jardim e pasta de dentes, se quiser!!! heeeehehe

    E ontem mesmo eu me vi com o meu marido nisso que você diz no post:
    "Será que não vê que...
    ... tem que tirar os lixos?
    ... nao tem mais roupa na gaveta?
    ... precisa ir no mercado?
    ... as plantas estão morrendo? "


    fantástico! Incrível o seu blog! Virarei leitora! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado *_QueL_*. Outro dia mesmo estávamos falando aqui em casa se este blog já teria contribuído pra mudar as coisas em alguma casa. Vejo que fez algum efeito em no mínimo uma: a sua. Fiquei contente. Abraço!

      Excluir
  16. Olá!
    Sou blogueira e serei mãe num futuro próximo. Moro na Suécia onde a licença é longa e para ambos os pais e meu marido vai assumir assim que se passaram os seis meses em que o bebê vive apenas do leite materno. Como adoro a blogesfera mergulhei de cabeça em todos blogs maternos que topei pelo Google. Não lembro como é que acabei aqui mas eu fico super feliz porque é muito legal ler sobre a experiência de um homem que está participando ativamente da criação do filho. A primeira coisa que pensei é mais ou menos isso que você escreveu aqui: a participação ativa dos pais na vida das crianças é uma coisa nova e nós, mulheres e mães, temos de parar de fazer do processo de criação dos filhos uma instituição feminina. Temos que deixar com que os pais exerçam seu direito de testar, experimentar e aprender assim comi nós mesmas fazemos. Acho que o que mais gosto aqui é que seu blog me faz pensar que tenho que simplesmente deixar meu marido se virar com nosso guri porque no fundo no fundo, nós dois - pais de primeira viagem - sabemos na prática exatamente o mesmo sobre criar filhos: nada.
    Parabéns pelo tom da escrita, é muito gostoso de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Bom saber que os textos estão indo tão longe :-)
      É uma atitude grandiosa quando a mulher percebe isso. Você não vai se arrepender de dar espaço ao pai do seu filho. Vai se supreender com a forma não -convencional dele fazer várias coisas e com certeza vai rir muito também. É saudável, divertido e ao contrário do que dizem sobre os filhos: aproxima muito o casal.

      Excluir
  17. que post massa! concordo plenamente com tudo que você escreveu. Isso é parceria, é casamento, é amor!

    ResponderExcluir