Outro dia escrevi um post com uma espécie de teste. Pra mim era um convite a reflexão. Ele causou algumas descurtidas no blog e uma moça que parecia me odiar desde a infância encheu os comentários com links feministas, provocações e ironias. Coisas que vocês podem ver por si.
Escrevendo o blog que escrevo, uma coisa que não esperava era ser apontado como machista, elitista e vários outro _istas que vivem por aí.
A moça era chata.
Tão chata eu fiquei incomodado e fui conversar com mais gente sobre o assunto. Procurei alguém que não economizaria sinceridade mas que tinha, digamos, mais equilibrio pra criticar o que escrevi. Segue o que é mais importante:
Flávio Marim: Você entendeu essa moça? Porque pra mim ela só quer brigar.
E: E que o feminismo de verdade luta exatamente pra acabar com essa dicotomia homem x mulher. Aí quando vc propõe o exercício:e se rolasse a igualdade instantânea? Da exemplos que não são de igualdade na maioria das vezes mas de uma inversão de papéis seguindo o estereótipo machista que o mundo segue hoje.
Na verdade seu erro neste post esta em colocar feminismo como uma bipolarização. Eu sei q muita gente faz isso,mulheres inclusive,a tal da Roberta inclusive, mas feminismo não é isso.
E: Sobre a pergunta 5 (homem não querer fazer sexo): foi machista. Muito. Isso acontece. Muito. E não se sabe de nenhuma mulher que tenha estuprado o marido que não quis comparecer. Já o contrário... Eu entendi pq te conheço e ainda assim me incomodou. Imagina quem não te conhece.
Flávio Marim: Ei, não era sobre estupro. Era sobre frustração
E: Pois é. .. mas homens não são compreensivos nesta situação tendem a se comportar de uma maneira horrorosa. Do ponto de vista que você sugere que vai seguir nos dois primeiros parágrafos. ... leva ao raciocínio que eu fiz automaticamente. Se vc tivesse escrito: Se frustra? ao invés de "compreensiva?". A interpretação seria outra. Entendeu?
Flávio Marim: Entendi. Obrigado.
E: Enfim.... concordo que tem ativista mais preconceituoso que muito Bolsonaro por ai. E tão ou mais cretino, mas acho que nessa vc errou a mão.
Pois é gente. nunca pensei que fosse escrever algo que viesse a ser entendido como um argumento pró-estupro. Pra mim a não-compreensão na hora do namoro forte é resmungar e dormir bravo. Nem passou pela minha cabeça que tem uns caras (e tem mesmo) que estupram suas próprias mulheres.
Meu ponto com esse post era provocar as pessoas a perceberem que talvez estejam se escondendo atrás da sua minoria. Vejo muito ativista que ao invés de buscar igualdade está louco pra passar de oprimido a opressor. O objetivo do post era justamente fazer as pessoas se questionarem se não estão nesse grupo. Se lá no fundo não gostariam de estar acima e não ao lado
Ainda sobre a leitora do blog que me levou a escrever este post. Uma das coisas que ela disse é homem não opina sobre feminismo. Ou concorda, ou se cala.
Sobre isso queria dizer que sobre o que opino ou deixo de opinar é decisão exclusivamente minha e tenho sim algo a dizer sobre isso:
Existem muitos homens que já quebraram paradigmas fortes rumo a uma posição de igualdade. Não botem esses caras, nos quais me incluo, no mesmo balaio de criminosos e malucos que vivem no século XV. Vejo diariamente gente como eu tomar porrada como se fosse boçal/estuprador/misógino por conta de uma frase mal falada. Apontem nossas mancadas com mais clareza e menos ódio, por favor. No fim acho que queremos a mesma coisa.