domingo, 2 de março de 2014

Sem rodeios

No final do ano quando Pedro conheceu boa parte dos parentes alguém comentou:

- Por que todo mundo se comporta igual bobo alegre na frente das crianças?

Vou preservar a identidade do comentarista, mas realmente o paparico proporciona cenas de extrema vergonha alheia. Parece que quando a pessoa passa na frente da criança ela é tomada por alguma síndrome de bobice aguda: bate palma, mostra a lingua, baba, repete 30 vezes a mesma frase como se tivesse problema de dicção: "Nenê góta didá risadinha, góta?". Normal, claro. Todos nós fazemos isso mas a pergunta do comentarista misterioso ficou na minha cabeça.

Ontem fomos ver preço de telha pra nossa casa. Pedrão lá junto, fazendo sucesso e juntando ai-que-fofo-cuti-da-titia pra todo lado. Olhava tudo sem dar palpite. Espero que goste da casa onde provavelmente vai crescer, afinal ela vai ser cenário pras suas primeiras lembranças. Queria que o jovem pudesse dar o pitaco sincero dele. Aquele que só criança consegue, sabe?

- Gosta da vovó, filho?
- Não.
- Nãããão? Por queeeee????
- a Vó fede, pai!

Essas coisas acontecem e vai o pai e a mãe contornar a sinceridade do lingua de metralhadora. Pior que se a criança falou isso é porque o Phebo da vovó deve andar vencido mesmo. Papo reto de nenê.Como discordar? Um dia vamos passar por isso. Nossas mães são cheirozinhas, mas vai saber o que o guri vai achar pra reprovar e nos constranger, né não? Elaine quando era criança chorou de dó na casa do tio Jota porque ele não tinha muitos móveis e nada na geladeira (era uma república e ele recém-formado).

Aprovação. No fim acho que tudo nesse mundo gira em torno de aprovação. Nos vestimos "adequadamente" com o que está vendendo bem, trabalhamos em empregos tolos e muito bem vistos, passamos a vida tentando ser o que esperam de nós. Os bebês aprovam sorrindo, sorriem fácil quando veem bobices e acho que ta aí o nosso porquê.

Ficamos bobões a troco de um sorriso puro, inquestionável. É certamente por isso que todo mundo perde a linha quando está cara-a-cara com bebês. Já tinham me dito mesmo que o sorriso do filho era a melhor coisa que existia no mundo. Eu concordo em parte porque acho difícil desbancar o bacon, mas realmente é muito legal.

Hoje o Pedro riu cuspindo banana e mais tarde tomando suco de laranja. Tá crescendo. Logo vai estar aí dizendo impropérios às vós e nos metendo em saia justa. Ainda bem que vó já vem de fábrica 100% aprovada, com ou sem sorriso.

3 comentários:

  1. Parabens Flávio acho que realmente vc achou o porquê das bobices diantes de um bebe, analisei e concordo.

    ResponderExcluir
  2. Ontem a gente quase teve que pedir desculpas pro papai noel. :)

    ResponderExcluir